top of page
alcool e uma doença droga grupo revivendo vidas.jpeg

Qual efeito que o alcool faz no organismo

ALCOOLISMO É UMA DOENÇA?

Sempre em busca de inspiração para o tratamento do alcoolismo

Efeito do Álcool no Organismo:

Certamente! O álcool e as drogas podem ter vários efeitos no organismo, dependendo da substância e da quantidade consumida. Vou fornecer uma explicação geral sobre os efeitos mais comuns, mas é importante ressaltar que cada substância tem características e consequências específicas.

Efeito do Álcool no Organismo: Quando uma pessoa consome álcool, ele é absorvido rapidamente pelo estômago e intestino delgado, passando para a corrente sanguínea. O álcool atua como um depressor do sistema nervoso central, afetando várias partes do corpo. Os principais efeitos do álcool incluem:

Efeito no cérebro: O álcool afeta a função cerebral, reduzindo a atividade do sistema nervoso central. Isso resulta em alterações no julgamento, coordenação motora, fala e memória. Além disso, o consumo excessivo de álcool pode levar à perda de consciência e até mesmo ao coma.

Efeito no fígado: O fígado é responsável por metabolizar o álcool no organismo. O consumo excessivo de álcool pode causar danos ao fígado, como esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), hepatite alcoólica e cirrose.

Efeito no sistema cardiovascular: O álcool pode aumentar a pressão arterial, causar arritmias cardíacas e contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Efeito no sistema digestivo: O álcool pode irritar o revestimento do estômago e do intestino, causando inflamação, úlceras e outros problemas gastrointestinais.

Efeito das Drogas no Organismo: As drogas como o álcool podem ter uma variedade de efeitos no organismo, dependendo da substância utilizada. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Efeito no cérebro: As drogas podem afetar os neurotransmissores do cérebro, interferindo na comunicação entre os neurônios. Isso pode resultar em alterações de humor, perda de memória, dificuldades de concentração e alterações no comportamento.

  2. Efeito no sistema respiratório: Algumas drogas, como o tabaco e a cocaína, podem danificar os pulmões e o sistema respiratório. O tabaco é conhecido por causar doenças pulmonares, como enfisema e câncer de pulmão, enquanto a cocaína pode levar a problemas respiratórios agudos.

  3. Efeito no sistema cardiovascular: Muitas drogas podem aumentar a pressão arterial, acelerar o ritmo cardíaco e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por exemplo, o uso de estimulantes, como a anfetamina, pode levar a problemas cardíacos graves.

  4. Efeito no sistema nervoso central: Algumas drogas podem causar euforia, alucinações, convulsões e até mesmo danos permanentes ao sistema nervoso central. Um exemplo disso é o uso de drogas como o ecstasy (MDMA) e as anfetaminas.

  5. Efeito no fígado e nos rins: Algumas drogas podem sobrecarregar o fígado e os rins, causando danos a esses órgãos e prejudicando sua capacidade de funcionar adequadamente.

É importante ressaltar que o consumo de álcool e drogas pode ter consequências graves para a saúde e levar a dependência. É recomendado buscar informações mais detalhadas e ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando problemas relacionados ao uso de substâncias.

O alcoolismo é uma doença crônica progressiva e fatal, que através do uso abusivo de bebidas alcoólicas vem se tornando cada dia mais frequente e o aumento de pessoas perdendo o controle sobre o seu estado físico e psicológico. 
Com o crescimento populacional e das cidades. O consumo abusivo vem se tornando cada vez mais frequente aumentando o problema social e econômico da nossa sociedade. O dependente compulsivo do álcool gera vários problemas tanto para si como para outras pessoas. Cada dose existe um grau de transtornos e são caracteridos até pelos bafômetros e testes feitos em laboratório de hospitais utilizados pelas forças de seguranças de cada estado para ao combate de uma pessoa alcoolizada no volante de um veículo automotor. 

Álcool no sangue (gramas/litro)Estados Sintomas

Menos de 0,3 = Sobriedade Nenhuma influência aparente.

0,3 a 0,9 = Euforia, Perda de eficiência, diminuição da atenção, julgamento e controle.

0,9 a 1,8 Excitação, Instabilidade das emoções, descoordenação motora. Menor inibição. Perda do julgamento crítico.

1,8 a 2,7 =  Confusão, Vertigens, desequilíbrio, dificuldade na fala e distúrbios da sensação.

2,7 a 4,0 = Estupor, Apatia e inércia geral. Vômitos, incontinência urinária e diarreia.

4,0 a 5,0 = Coma, Inconsciência, anestesia. Possivelmente fatal.

Mais de 5,0 = Morte Parada respiratória

 

Diagnóstico
 
Um diagnóstico de dependência pela classificação internacional de doenças cid-10 pode ser feito somente se três ou mais dos seguintes requisitos houverem sido experimentados ou exibidos em algum momento durante um período de 12 meses:

•    Um forte desejo ou senso de compulsão para consumir a substância;

•    Dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substância em termos de seu início ou término ou níveis de consumo;

 
•    Um estado de abstinência fisiológico quando o uso da substância cessou ou foi reduzido, como evidenciado pela síndrome de abstinência característica para a substância ou o uso da mesma substância (ou de uma intimamente relacionada) com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência;

•    Evidência de tolerância, de tal forma que doses crescentes da substância psicoativa são requeridas para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas;


•    Abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos em favor da substância psicoativa, aumento da quantidade de tempo necessário para obter ou tomar a substância ou para se recuperar de seus efeitos;

•    Persistência no uso da substância, a despeito de evidência clara de consequências manifestamente nocivas, tais como dano ao fígado por consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estados de humor depressivos consequentes a períodos de consumo excessivo da substância ou comprometimento do funcionamento cognitivo relacionado à droga; deve-se fazer esforços para determinar se o usuário estava realmente (ou se poderia esperar que estivesse) consciente da natureza e extensão do dano.

A CID-10 é a 10ª revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), uma lista de classificação médica da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contém códigos para doenças, sinais e sintomas, achados anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas de lesões ou doenças. 

Os danos causados pelo uso abusivo do álcool gera vários problemas para o indivíduo e sociedade, como perda do seu estado físico, psicológico, perda de empregos, vários danos à saúde, desestabilizadade financeira, problemas familiares. Na realidade a pessoa se torna escravo dessa substância que é considerada umas das drogas mais destrutivas por ser vendidas em vários estabelecimentos comerciais de fácil acesso e por ser uma droga lícita e uma substância liberada e mais difícil para evitar o seu controle.

clinica de recuperação internação goias alcoolismo

História

As Clínicas de Recuperação GOIÁS REVIVENDO VIDAS, é referência em tratar Dependente Químico, viciado em Álcool, Drogas e outros Transtornos, por conta de substâncias psicoativas que alteram o psicológico do ser humano , dispondo de internações involuntárias e voluntárias.

Na Clínica de Recuperação em Goiânia-go, primeiramente o paciente é acolhido, sem preconceitos e sem julga-lo, o que importa não é o que ele fez no passado, e sim o que ele vai fazer daqui para frente.

Contudo nosso objetivo é desenvolver no paciente habilidades física e emocional para lidar com a doença.

Aderindo também um programa de orientação familiar sobre os aspectos da doença e da coo-dependência.

Embora, o processo de tratamento vária no prazo entre 90 á 180 dias (3 á 6 meses), pode ser alterado conforme avaliação médica.
Esse período é necessário para dividir as etapas de Reabilitação.

Desintoxicação


É primeiramente a etapa desta fase, aonde o paciente passa por uma síndrome de abstinência, e sob avaliação médica entra os medicamentos, analisando o estado físico e mental do dependente químico ou alcoólatra.

Conscientização


A dependência química e o alcoolismo não tem cura, mas existe sim um tratamento que funciona!
Este processo é realizado através do autoconhecimento, com apoio das terapias individual e  em grupo, adquirindo inteligência emocional.
Aplicando esta sabedoria diariamente, no convívio com seus iguais, superando as dificuldades e frustrações.

Ressocialização


É nessa etapa que o dependente químico ou alcoólatra, precisa se inserir na sociedade, com perspectivas novas e diferentes para uma nova vida, visitando seus familiares e retornando a sua base de tratamento.
Portanto nossa equipe estabelece um método através da experiência vivenciada pelo paciente.

A Clínica de Reabilitação internação e recuperação para o tratamento de alcool e drogas (Hospital Terapêutico), possui a melhor estrutura do Brasil para receber os pacientes, (bem como todas as licenças necessárias para se manterem) a fim de se libertarem por completo deste triste e arrasador vício do álcool.

Falar sobre o problema, não é uma tarefa fácil, principalmente por aqueles que veem a sua vida se destruir por causa do problema, mas não conseguem reagir sozinhos, escolhendo o tratamento.

Por vezes é preciso que a família, os amigos e os profissionais da área interfiram na situação para salvarem a vida do paciente. A Clínica de Reabilitação está preparada para receber, e acolher essas pessoas, levando-as a experimentarem uma nova vida.

Por isso, o Grupo Nova Vida disponibiliza profissionais capacitados e comprometidos com a recuperação dos pacientes, para dar-lhes suporte emocional e físico nesta fase do tratamento. Confira a lista dos profissionais envolvidos no projeto:

  • Psiquiatras;

  • Nutricionistas;

  • Orientador Espiritual;

  • Cozinheiras;

  • Biomédicos;

  • Educadores Físicos;

  • Enfermeiros;

  • Monitores;

  • Psicólogos;

  • Terapeutas;

  • Auxiliares de Enfermagem;

  • Seguranças;

A Unidade conta também com: Enfermaria, apartamentos individuais, piscina, cantina, lanchonete, laboratório, auditório, ambiente para visitas, academia completa, lavanderia, consultório psicológico, refeitório, salão de jogos e seguranças 24 horas por dia.

https://revivendovidas.blogspot.com/2023/08/clinica-recuperacao-tratamento-drogas-dependencia-quimica.html

 

 

https://clinicaderecuperac49.wixsite.com/clinica-recuperacao/clinica-de-interna%C3%A7%C3%A3o

 

https://ricardomonetariama8.wixsite.com/clinica-recuperacao/post/tratamento-depend%C3%AAncia-qu%C3%ADmica-goi%C3%A1s

 

https://salvarvidasricardo.wixsite.com/website-1

 

 

https://ricardomonetamajo.wixsite.com/revivendo-vidas/clinica-de-recupera%C3%A7%C3%A3o-em-goias

 

https://salvarvidasricardo.wixsite.com/website-1/clinica-de-interna%C3%A7%C3%A3o

 

 

https://ricardomonetariama8.wixsite.com/clinica-recuperacao

 

 

https://salvarvidasricardo.wixsite.com/resgatandovidas

 

https://tratamento-alcool-drogas-goias.blogspot.com/

 

https://salvarvidasricardo.wixsite.com/resgatandovidas/post/o-que-e-alcoolismo

https://tratamento-alcool-drogas-goias.blogspot.com/2023/08/como-tratar-alcoolismo.html

 

https://clinicarevivendovidas.com.br/estado-goias/clinica-internacao-tratamento-alcoolismo-alcoolatras/

 

https://salvarvidasricardo.wixsite.com/website-1/post/tratamento-alcoolismo

 

https://www.recuperacaotratamentoalcooldrogasrv.com/amp/aparecida-de-goiania-tratamento-dependencia-no-alcool

 

Clinica de reabilitação tratamento alcool em Aparecida de Goiânia

 

Clinica de internação tratamento alcoolismo em Aparecida de Goiânia Goias

 

Clinica de recuperação em Aparecida de Goiânia tratamento alcoólatra em Aparecida de Goiânia – GO

 

Usuários e dependentes de alcool tratamento em Aparecida de Goiânia Goias – go Dependência alcoólica em Aparecida de Goiânia

 

 

https://www.recuperacaotratamentoalcooldrogasrv.com/

 

 

https://clinicarevivendovidas.com.br/

bottom of page